Válvulas Solenóides

14/08/2012 11:35

De uma maneira geral as válvulas solenóides controlam passagem de fluxos. Como por exemplo, a abertura ou o fechamento do fluxo de combustível para a bomba injetora.


As válvulas solenóides são compostas por dois elementos básicos, o corpo e a bobina solenóide. A bobina solenóide possui uma superfície cilíndrica com um cabo ao seu redor, fazendo com que a corrente elétrica circule e gere um campo eletromagnético, acionando o êmbolo e possibilitando a abertura ou o fechamento da válvula. Caso a válvula solenóide não esteja em seu perfeito funcionamento, a própria válvula será danificada devido à voltagem maior que a suportada.
 

Outras falhas que podem ocorrer são os ajustes inadequados da haste da válvula, ou seja, ocorrem interrompimentos parciais dos fluxos e o motor pode apresentar falhas como o superaquecimento da bobina da válvula e a possível queima. Portanto, fique de olho e se seu motor apresentar falhas consulte um prestador de serviço especializado  para uma correta avaliação de seu veículo.