Sistema de injeção dos motores OM 457

28/09/2011 22:25

 Sistema de injeção dos motores OM 457

Conheça o conceito de funcionamento e as características do sistema de injeção PLD, que equipa os veículos pesados da Mercedes-Benz, e os métodos para manutenção e reparo em caso de falhas.

Tudo começou nos veículos de passeio, no final dos anos 80, quando a injeção eletrônica foi implementada aos poucos na indústria automotiva e revolucionou o mercado, proporcionando aos automóveis redução no consumo de  combustível, melhor performance do motor e menor emissão de poluentes na atmosfera.

A partir daí, a utilização do mesmo conceito de injeção direta de combustível em veículos comerciais e pesados, equipados com motores diesel, foi só uma questão de tempo e muita pesquisa. Mas nesse caso, porém, tem um agravante a mais: as leis de a emissão de poluentes são muito mais rígidas, no Brasil, por exemplo, está em vigor o CONAMA 5 (Conselho Nacional do Meio Ambiente), equivalente ao Euro 4.

A maioria dos veículos novos saem de fábrica com motores eletrônicos, ou seja, dispensam a bomba injetora de combustível acionada mecanicamente, e passam a contar com um módulo eletrônico que gerencia a dosagem do combustível além de outros parâmetros relacionados, principalmente, com a eletrônica embarcada do veículo, como transmissão automática, freio motor, ar-condicionado, air bag e ABS.

Neste depoimento iremos revelar as características do sistema de injeção eletrônica dos modelos pesados da Mercedes-Benz, equipados com motores eletrônicos OM 457 LA, adotados nos modelos Axor acima de 350 cv: 2035, 2040, 2044, 2540, 2544, 2640, 2644, 3340 e 3344.

A manutenção preventiva desse sistema de injeção começa com as regras do plano de revisão disponibilizado no manual do proprietário, onde constam os procedimentos que devem ser executados dentro dos prazos determinados, de acordo com cada aplicação: leve, moderada ou severa. Por outro lado, o sistema conta com o dispositivo "INTELIGENTE", que indica no display do painel de instrumentos a hora certa da troca dos óleos lubrificantes e outros fluidos.

Características técnicas:

A implantação do sistema com gerenciamento eletrônico, que faz o controle do regime de funcionamento do motor, exigiu modificações mecânicas com intuito de melhorar a queima do combustível e diminuir a emissão de poluentes, são elas:

 

- Alta pressão de injeção, reduz o tempo de injeção e otimiza o consumo de combustível.

- Maior quantidade de furos no bico e furos de diâmetros reduzidos, também ajudam a otimizar o consumo de combustível.

- Bicos posicionados de forma que o jato de combustível seja uniforme em toda a região da câmara de combustão.

 

O sistema de gerenciamento da Mercedes-Benz é formado pelos seguintes componentes: sensores, atuadores, módulos de controle, indicadores e tomada para diagnoses.

Os sensores transformam sinais mecânicos e físicos em sinais elétricos, que são enviados para a Unidade de Comando Eletrônico (UCE), responsável pelo acionamento dos atuadores, que por sua vez transformam esses sinais em movimentos mecânicos.

Os módulos eletrônicos que compõem o sistema são o de gerenciamento do motor, o PLD (do alemão Pump Leitung Düse) e o de gerenciamento da cabina, ADM. As informações são enviadas por meio dos cabos CAN.

As unidades injetoras são individuais em cada cilindro com acionamento mecânico e controladas eletronicamente.


Os sensores do sistema

Sensor de PMS: informa ao módulo quando o 1º cilindro  atinge o ponto morto superior.


Sensor de rotação: registra as rotações por minuto do motor. (RPM)


Sensor de nível do óleo lubrificante do motor: localizado dentro do cárter (é opcional para cada modelo, podendo apresentar formas diferentes de conexão).


Sensor de temperatura de combustível: mede a temperatura do combustível (diesel) utilizado na injeção.


Sensor de pressão e temperatura do ar do coletor de admissão: indica ao módulo a massa de ar a cada rotação do motor.


Sensor do líquido de arrefecimento do motor: avisa ao módulo a temperatura do líquido de arrefecimento que faz o resfriamento do motor


Sensor de pressão e temperatura do óleo do motor: indica esses fatores ao módulo, para o bom funcionamento do motor.


Sensor do pedal do acelerador: informa ao módulo a posição do acelerador e define o torque e a potência, ou seja, o regime de carga do motor.


Sensor de pressão atmosférica do tipo piezo elétrico: é instalado dentro do módulo, que usa um cooler para resfriar.


O Módulo administrador do veículo (ADM): localizado próximo da central elétrica do carro, dentro da cabine do caminhão.


Eventuais avarias

Problemas na injeção podem ser identificados, em primeiro lugar, se o veículo apresentar falhas de funcionamento do motor, dificuldade na hora da partida, baixa potência, excesso de consumo e emissão de fumaça. Para detectar a avaria com precisão o técnico deve utilizar um scanner de diagnoses.

Os problemas mais corriqueiros no gerenciamento eletrônico são: oxidação dos terminais, mau contato nos chicotes e falta de alimentação elétrica dos módulos. Bicos Injetores com problema, podem causar avarias no pistão.

Quando realizar o reparo em alguma unidade injetora com defeito, o técnico deve checar as informações dos módulos e alinhar o sistema.

Vale lembrar que, em casos de lavagem do motor do veículo, não deve utilizar detergentes ou desengraxantes, que podem danificar os terminais e conectores elétricos.


Desmontagem

Depois de verificar o sistema com o scanner apropriado, se for detectada a necessidade de reparo, acompanhe as dicas para efetuar a desmontagem dos componentes.  

O primeiro passo para começar o serviço é drenar o fluído da galeria de combustível, removendo a válvula de retorno e o sensor de temperatura de combustível, pois o diesel pode misturar com o óleo do cárter.

1) Em seguida, remova os conectores, desencaixando as partes.

2) Para substituir uma unidade injetora, solte os parafusos das conexões dos condutores elétricos com uma chave de fenda e desencaixe-as.

3) Retire os tubos de alta pressão externos. O torque de aperto na hora da montagem é de: 65 Nm.

4) Remova o parafuso de fixação da unidade injetora em seguida remova a peça.

5) Faça a remoção da tampa de válvulas e dos tubos de alta pressão internos.

6) Para retirar o bico injetor, solte o suporte de fixação e os parafusos. Remova o suporte em seguida (a). Remova agora o top brake (b).

7) Rosqueie a ferramenta especial e com o auxílio de duas chaves de boca tire o bico injetor.

8) Remova a válvula reguladora de pressão que é responsável por manter a pressão do sistema de alimentação do combustível entre 2,5 e 5,5 BAR.

 


Testes

Uma série de testes de alimentação elétrica deve ser realizada no sistema antes de colocar o caminhão para rodar novamente. Deve-se testar todos os sensores e atuadores controlados pelos módulos PLD e ADM.

1) Cheque a resistência do sensor de rotação e verifique a tensão de todos os sensores e compare os parâmetros no manual do motor.

2) Tensão de alimentação do sensor de combustível

3) Medição de resistência da unidade injetora

Para medir a alimentação das unidades injetoras deve-se utilizar o osciloscópio.