Manutenção preventiva

07/02/2011 09:11

 

Melhorar o desempenho dos veículos, com economia de combustível e ainda contribuir com o meio ambiente são hoje os grandes desafios das empresas que possuem frotas de veículos a diesel.

Entre as estratégias para obter estes resultados, os fabricantes recomendam a manutenção preventiva, orientação válida não só para os frotistas, mas para todos os que têm veículos a diesel. O primeiro item a ser observado é a presença de contaminantes no diesel. No tanque de combustível do veículo podem ocorrer dois tipos de contaminação: por condensação, quando há mudança da água do estado gasoso para líquido, pelo calor do próprio tanque; e por micropartículas abrasivas calcárias (poeira ou outros resíduos) que se desprendem do solo ou da própria carga e acabam entrando no tanque, muitas vezes, por má vedação da boca do tanque ou do encaixe do marcador de nível. Para reduzir os níveis destes agentes contaminantes, a Bosch recomenda que o tanque de combustível esteja sempre cheio, o que evita a propagação da evaporação. Este cuidado também contribui para a durabilidade e eficiência do filtro de combustível, que deve ser substituído sempre de acordo com a recomendação do fabricante, constante no manual do veículo. Caso o filtro possua dreno, é recomendável fazer a drenagem diariamente, antes do primeiro funcionamento do veículo. É só abrir o parafuso de purga e drenar uma pequena quantidade de diesel, para que eventuais resíduos sejam eliminados. Em alguns sistemas, há um copo de sedimentação localizado no próprio filtro, que deve ser retirado periodicamente para limpeza e análise do combustível.

Os fabricantes recomendam ainda, a retirada da bomba injetora mecânica para avaliação técnica a cada 100 mil quilômetros. Já no caso dos conjuntos injetores (bicos injetores), essa avaliação deve ser feita a cada 50 mil quilômetros. Todas as avaliações técnicas de sistemas de injeção devem ser feitas em oficinas mecânicas especializadas, com equipamentos de teste específicos.