EMS S6

18/12/2011 03:02

EMS S6

Códigos de falhas

Gerado se a unidade de comando do EMS descobrir uma falha ou alguma coisa que ela interpreta como anormal. No EMS S6, um código de piscadas é o equivalente a vários códigos de falha diferentes e são indicados por lâmpadas no painel.

Instruções e a lista dos códigos de falha estão disponíveis no manual do operador. Quando o S6 ou o coordenador detecta alguma falha no sistema, irá acionar uma lâmpada no painel.
Para efetuar a leitura dos códigos de piscadas, deve-se mudar a posição do interruptor de diagnóstico para S6 ou COO. Se ocorrer uma falha que for detectada pelo coordenador, esta falha também será acusada no S6.

Arranjo dos códigos de piscadas
Piscados pela lâmpada de diagnóstico e arranjados da seguinte maneira:
Clarões longos – um segundo - aparecem primeiro, representam as dezenas.
Clarões mais curtos - 0,3 segundos - representam as unidades.
Clarões longos – 4 segundos – não há códigos de piscadas armazenados.

Exemplo:
Código de piscadas 25 _______ _______ __ __ __ __ __

Fallha apresentada
Sensor do pedal do acelerador / interruptor de marcha lenta Sensor do acelerador / interruptor de kick down

Lista dos Códigos de piscadas disponível no manual do operador.
 

 

Sistemas de Aviso:

A luz-piloto do EMS se acende. Ela se apagará, muitas vezes, automaticamente quando a falha desaparecer.

O torque é limitado.

• A unidade de injeção com defeito, cilindro, é desligada.

• O motor funciona a uma rotação um pouco mais alta que o normal quando está na marcha lenta.

• O motor é desligado.

• O motor será forçado a funcionar na marcha lenta.

As medidas acima previnem para que a falha não cause danos graves.

 


Memória de códigos de falha da unidade de comando do EMS:
Espaço suficiente para armazenar um máximo de 40 códigos de falha.
Depois de apagados os códigos de falha ficam armazenados em outra memória que só é acessível utilizando um PC e a ECOM.
Pode-se também usar a ECOM para verificar quantas vezes uma falha ocorreu.

 

 

EMS S6 - Sistema de Controle do motor

Características da unidade de controle – EMS S6

*Fabricado pela Motorola;
*Projetado para ser montado sobre suportes de borracha no motor sem necessitar de refrigeração;
*Programa do S6 100% criado e controlado pela Scania;
*A unidade de comando recebe sinais dos sensores, interruptores e outros sistemas eletrônicos.
*As falhas (avarias) no sistema são exibidas por meio de códigos de piscadas no painel. Se o sistema estiver funcionando corretamente, a luz piscará por 4 segundos.
 

Controlador - Características
 

 

*Microprocessador com aproximadamente 60 entradas e 8 saídas analógicas;

*Possui uma interface eletrônica com o S6;


Funções do coordenador:
*Monitor de pressão de óleo;
*Indicador de pressão de óleo;
*Monitor de temperatura de água;
*Indicador de temperatura de água;
*Tacômetro;
*Sinal de funcionamento do motor;
*Aviso – Mal funcionamento do pedal do acelerador;
*Diagnósticos através do código de piscadas;
 

Sistemas com que o EMS se comunica

 

1- Dois sensores de rotação do motor

2- Sensor de pressão e temperatura do ar de admissão

3- Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento

4- Sensor de pressão de óleo

5- Válvulas solenóides das unidades injetoras

6- Válvula solenóide do ventilador

COO – coordenador que se comunica com outros componentes e também com o S6.



Localização dos componentes no motor:

 

Sensores de rotação T28 e T29

 

Sensores do tipo indutivo

Sensor T28: detecta os furos no volante a medida que ele gira.

Sensor T29: detecta os dentes da cremalheira.

Resistência entre os pinos 1 e 2, 485 a 595 ohms.

 


Sensor de temperatura e pressão do ar de admissão T26

Sensores de temperatura e pressão são integrados em um só componente.

O sinal do sensor é usado para fazer ajustes precisos na quantidade de combustível nos injetores.



Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento T27

 

Resistência entre os pinos 1 e 2:

20°C 11,8 14,9 kohms

+/0 °C 4,5 6,3 kohms

+20°C 2,2 2,6 kohms

+40°C 1,0 1,3 kohms

+60°C 560 680 ohms

+80°C 310 390 ohms

+100°C 180 230 ohms


Sensor de pressão do óleo T25

Detecta a pressão do óleo de motor, a pressão atmosférica mais a pressão positiva da bomba de óleo.

A unidade de comando do EMS não usa este valor, mas o envia para o coordenador.


 

Vantagens do Sistema S6:
Redução da quantidade de hardwares;
Complexidade do componente;
Facilidade para estender e integrar outros sistemas;
Novas funções lógicas;
Facilidade na identificação de problemas;
Maior número de funções de monitoramento;
Complexidade do componente;